Associação Agro Tenda apoia 10 mulheres chefes de familia, através do projeto Promoção de Atividades Geradoreas de Rendimento.

20201107_142454

A Associação dos Agricultores, Avicultores e Pecuários de Achada Tenda “AGRO-TENDA” de Tarrafal de Santiago. Sendo uma 22 associações, beneficiadas pela Subvenção Financeira do Governo em 2020, cujo objetivo é a mitigação dos impactos negativos da pandemia Covid-19, que atingiu o mundo, assim como o arquipélago de Cabo Verde.

A AGRO-TENDA, recebeu do Governo o valor de 500.000$00 (quinhentos mil escudos) no âmbito do contrato-programa, para a implementação do projeto “Promoção de Atividades Geradoras de Rendimentos”.

O projeto destinado a 10 mulheres chefes de família da comunidade de Achada Tenda que antes da pandemia se dedicavam, de forma informal, ao fabrico de pão para o sustento das suas famílias, viram a situação complicar-se e ficar sem rendimento por força das restrições impostas pela pandemia.

A implementação do projeto teve três fases distintas:

1-    Socialização e sensibilização das beneficiárias do projeto. Criação de micro-empresa;

2-    Formação em técnicas de pastelaria e panificação, gestão de pequenos negócios e empreendedorismo;

3-    Aquisição de equipamentos (dois fornos, mesas) e matérias-primas necessários para equipar a instalação e produção;


Com esse projeto a AGRO-TENDA, além de conseguir apoiar, formar e organizar as 10 mulheres na instalação de uma padaria/pastelaria (adquirindo fornos novos e mesas) e criação de uma microempresa garantindo-lhes meios para terem rendimentos para o sustento das respetivas famílias, também beneficiaram indiretamente toda a comunidade de Achada Tenda no Município de Tarrafal.

Os resultados alcançados vão de encontro aos objetivos do Edital lançado, no âmbito das medidas sociais de mitigação dos impactos sociais do Covid-19, pois permitiu fomentar e assegurar a inclusão produtiva de pequenos negócios informais e trazer rendimento e sustentabilidade a famílias vulneráveis, nomeadamente:

1-    Microempresa criada, licenciada e com negócio próprio;

2-    Padaria/pastelaria equipada e funcional;

3-    Beneficiárias diretos formadas em técnicas de pastelaria/panificação, gestão de pequenos negócios e empreendedorismo;

4-    Disponibilização de pão, bolachas e bolos no mercado local a um preço acessível

5-    Melhoria de condições financeiras das beneficiárias diretos e da dieta alimentar da população da comunidade local e arredores

Tags: No tags

Comments are closed.