III Encontro do Fórum da Sociedade Civil dos Países da CPLP

O Terceiro Encontro do Fórum da Sociedade Civil dos Países de Língua Portuguesa acontece, nos dias 20 e 21 do corrente, subordinado ao tema “O Papel do Fórum da Sociedade Civil no Reforço de Parcerias para a Implementação dos Objectivos Do Desenvolvimento Sustentável”. Um encontro presencial na Cidade da Praia e online, para os demais países que acontece num cenário de pandemia, em que é preciso recentrar o Papel das Organizações da Sociedade Civil, discutir a sua sustentabilidade e os contextos de emergência social.
 
O Terceiro Encontro do Fórum da Sociedade Civil dos Países de Língua Portuguesa acontece num contexto de emergência em saúde e social em que o papel dessas organizações tem sido importante. O Presidente da VerdeFam e do Fórum da Sociedade Civil da CPLP, Francisco Tavares, avança que entre os temas a abordar estão a Agenda 2030, o Estado da Arte das Organizações da Sociedade Civil, Mecanismos de Financiamento e Sustentabilidade.
 
“Num contexto em que todos os países tiveram recessão económica e em que todos enfrentam a pandemia com a melhor das suas capacidades salvando a saúde, salvando vidas, protegendo empresas, empregos, rendimentos e trabalhadores, devemos ter em conta que a pandemia afetou em todo o lado a saúde reprodutiva e outros tipos de cuidados de saúde. É preciso, também, ter em conta que a pandemia aumentou o desemprego e que em Cabo Verde como, seguramente em todos os países da CPLP, existe uma tendência vincada de empobrecimento e, assim, cada vez mais gente corre o risco de ficar para trás. Então este contexto recentra o papel e a importância das organizações da sociedade civil”, sublinha.
 
As esferas da saúde onde houve retrocessos com a pandemia, também, estão em pauta a par da juventude e os dividendos demográficos, já que a maioria dos países está em transição. O trabalho digno também é alvo de atenção.
 
“As organizações da Sociedade Civil têm um papel importante a desempenhar, mas é preciso que existam hoje, amanhã e sempre. Portanto, é preciso que haja sustentabilidade. Nós queremos com este Fórum discutir, com o Governo e outros parceiros de desenvolvimento criar condições de sustentabilidade das OSC para que possamos, não só ser parceiras, mas também contribuir para um contexto favorável ao impulso para a mudança e aceleração do progresso”, assegura Francisco Tavares.
 
A organização do Encontro da Sociedade Civil da CPLP que acontece nos dias 20 e 21, em formato presencial e online, espera a participação de várias centenas de pessoas inclusive de países observadores da Comunidade de Língua Portuguesa.
 
Fonte: RCV
 
 
Tags: No tags

Comments are closed.