Mensagem do Presidente

Prezados Associados,

Assumimos a liderança da Plataforma, num contexto em que o estudo/diagnóstico realizado em 2014/2015, constatou um baixo nível de satisfação dos associados em relação aos serviços prestados e um baixo nível de sentimento de pertença à Plataforma.

Face às respostas dos associados, definimos como prioridades do nosso 1º mandato realizar ações que visem demonstrar a utilidade da Plataforma e elevar o sentimento de pertença à organização. Para a concretização desses objetivos, tomamos as seguintes medidas de fundo:

a) A Plataforma deixou de concorrer com os seus associados no acesso aos recursos, concentrando-se em projetos que mobilizem recursos em benefícios dos associados. Coerente com a sua missão, a Plataforma concentrou a suas ações em áreas transversais e naquilo que os seus associados, individualmente, não conseguem realizar;

b) Levar os associados a se apropriarem das instalações da sede para a realização das suas aticidades, tendo a Plataforma acolhido a realização de várias atividades por iniciativa dos seus associados;

c) Implementação de uma nova política de financiamento público aos projetos dos associados e das OSC não filiadas, através do Acordo Quadro, assinado com o Governo e co-executado pelo Ministério da Família e Inclusão Social e a Plataforma. Vinte e nove associados foram beneficiados no 1º Edital, num total de 10.034.000$00. No 2º Edital, 22 projetos foram financiados, sendo o valor total financiado de 11.000.000$00. Os próximos Editais só serão elegíveis, as OSC filiadas na Plataforma. Com vista a aumentar o número das associações beneficiadas, sobretudo as Associações Comunitárias, no acesso aos recursos pela via do Acordo-Quadro, introduziu-se o princípio de candidatura coletiva, assegurando que as organizações com a capacidade técnica instalada possam apresentar candidaturas com 3 associações, funcionando estas com co-requerentes.

Mas, a medida mais importante e que marcou o início de um processo de mudança estrutural, em curso, é a descentralização territorial, com a instalação de 2 projetos-piloto de Plataformas Regionais em São Vicente e na Ilha do Sal, respetivamente. A dinâmica da Plataforma é o resultado das dinâmicas dos seus associados, que, quotidianamente, fazem o associativismo acontecer nas suas diversas dimensões, nas áreas urbanas e no meio rural, de âmbito local, concelhio e regional. O objetivo é fazer com que os associados se organizem em Plataformas Territoriais, com autonomia e capacidade de mobilização de parcerias locais e de intervenção no desenvolvimento económico local, priorizando as camadas mais desfavorecidas da população, temáticas e setores insuficientemente tratados em sede de políticas públicas, bem como causas que têm a ver com a cidadania, participação dos atores não-governamentais, democracia, equidade e justiça social, inclusão, transparência na gestão dos recursos públicos, defesa de interesse de grupos sociais marginalizados ou em risco de exclusão, etc.

Dada a dispersão das organizações, insuficiência de recursos e os custos da insularidade, definimos como uma das ações estratégicas a comunicação, privilegiando o digital. Vicissitudes várias nos impediram de implementar o Site da Plataforma dentro da programação prevista. Hoje, estamos em condições de por a funcionar um Site robusto, ligado às redes sociais para, justamente, responder às necessidades de comunicação a vários níveis, assegurando as interações entre os associados, os parceiros, públicos e privados, nacionais e estrangeiros, bem como com a sociedade civil, partilhando boas práticas, proporcionando trocas de experiências e a divulgação de projetos e ações bem-sucedidos.

De igual modo procurando, adaptar ao novo contexto, imposto pela pandemia do novo Coronavírus e da doença de COVID-19, o Site será uma ferramenta de capacitação das lideranças e dos profissionais das organizações filiadas, de divulgação das atividades das organizações e de eventos de interesse e de disseminação de informações diversas, que ajudarão os associados na identificação de parceiros e fontes de mobilização de recursos.

Com o Site, vise-se reduzir os efeitos da insularidade e da dispersão territorial, intensificar as comunicações em tempo real, projetar uma visão de conjunto da ação não-governamental de fim não lucrativo em Cabo Verde, bem como interagir com redes de OSC, de âmbito regional, continental e internacional.

Não menos importante, o Site vai permitir que as OSC façam o pedido de adesão on-line e que as organizações filiadas possam introduzir, por iniciativa própria todas alterações verificadas na vida da organização, designadamente, alterações aos estatutos e renovação dos titulares dos órgãos sociais.

O Secretariado-Executivo da Plataforma está capacitado para animar e gerir o Site, mas o sucesso desta importante ferramenta dependerá da participação de todos os associados, o que exige proatividade e disponibilidade para aceder e partilhar informações de interesse comum.

O site não é um instrumento do Secretariado-Executivo da Plataforma, mas sim de todos os seus associados e demais organizações da sociedade civil, bem como dos cidadãos e instituições  que interessam pela ação não-governamental de fim não lucrativo em Cabo Verde.

Apropriem-se dele!

Saudações Solidárias,

                                                                                           Jacinto Abreu dos Santos

                                                                                 – Presidente do Conselho de Direção a

Tags: No tags

Comments are closed.